SAN PEDRO DE ATACAMA -CHILE

   Descida com queda na altitude de 4k para 2k e a chegada ao povoado de San Pedro de Atacama. Inacreditável!

img_4422

Cruzamos a fronteira

Ainda em PASO JAMA (Argentina – Chile) , estávamos em uma enorme descida de montanhas, cheia de rotas de emergência e marcas de pneus derrapados na estrada e ainda nesse momento sob os efeitos da altitude, mas dessa vez porque a altitude estava diminuindo rapidamente… Ahhh, que dor no ouvido terrível! Meu filho que estava dormindo acordou, o mal estar era geral,  tivemos que parar  o carro por alguns minutos e  mesmo assim nada adiantou, só acabou  quando chegamos na cidade onde tudo passou como um passe de Mágica.  Santa San Pedro do Atacama finalmente chegamos!!!

A Cidade

San Pedro de Atacama é uma  cidadezinha linda em seu estilo peculiar, nos cativou desde o início também dias sem  sem “civilização” foi ótimo estar ali!
Simples em sua arquitetura onde casas são pequenas de barro, térreas, sem ar condicionado, ruas de paralelepípedo ou terra,  mas com uma hospedaria boa e cara! Na verdade tem para todos os gostos e de todos os preços, mas se quiser conforto como banheiro privativo e ar condicionado vai pagar caro por isso, em média no mínimo 200 dólares a diária no deserto. Ficamos um dia no Don Tomás e outro na pousada da Matilde, ambos estão no booking. O hotel Don Tomás foi bom pelo conforto, café da manhã no estilo hotel de luxo mas para aprender a cultura e fazer amizade, a pousada da Matilde foi a escolha certa! Bem nosso estilo… Mi casa su casa!

Lá casa de Matilde é um hostel, barato, limpo, confortável e como diz o nome e na casa da Matilde, um lugar para sentir a vivência local, onde conversamos e vivenciamos a cultura de lá. Muy rico! Aprendemos muito da cultura e conto aqui fatos interessantes…Tomam mate ( bebida típica do Chile, como o chimarrão também feito de erva mas preparado em cuia pequena) só dentro de casa com medo das correntes de ar, também que não tomam coca para amenizar efeito da altitude e sim uma erva que só tem no Chile chamada chachacoma que além de ajudar nos efeitos da alta e baixa altitude também tem outras propriedades medicinais,   as casas não tem ar condicionado e mesmo assim mantém um bom clima de dia e a noite sendo que o calor é só de dia e a noite muito frio. A comida tipica e diária tem como base a carne de Llama.

Andando pelo vilarejo… Principal igreja no centro da cidade chamada San Pedro de Atacama

   A Igreja San Pedro de Atacama foi construída pelos jesuítas no sec XVIII,  sua  arquitetura é simples mas bem arrojada!  Um charme por dentro e por fora!

Na estrada

Ver de perto o gigante vulcão Licancabur estando quase aos seus “pés” e por conta própria foi esplêndido!

Nosso carro que leva o apelido de Mercosul! kkk

As montanhas, imensidão do deserto, as lhamas, mini rodamoinhos de areia, cactos e claro os famosos vulcões deixam essa rota um desafio cheio de paisagens. Aqui vão alguns trechos da ida até chegar em San Pedro.

  Rodamoinhos de areia são comuns no deserto
    A grande vantagem de estar de carro é escapar dos altos valores  dos passeios e também de poder conhecer as estradas e pueblos pelo caminho que são muitas vezes mais interessantes que o próprio destino. Agora chega de cidade e estradas!  E vamos explorar mais desse deserto cheio de paisagens e fenômenos fantásticos!

Ta Registrado! Gostou? Compartilhe cultura!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s